A empresa DELTIZA DELMONTE DEDETIZAÇÃO nasceu em 2011, de um sonho entre duas pessoas que se amam e amam os seus filhos. Nasceu do fruto da vontade de vencer.
Em uma noite de verão, quando nós, eu Daniel e minha amada esposa Charlene conversávamos sobre o que iríamos fazer para o futuro, surgiu aquele pensamento, que já nos rondava em tempos ulteriores. E neste dia, resolvemos que abrir uma empresa de dedetização seria muito legal, não só para a carreira da Charlene que é bióloga, mas também como alicerce profissional para toda a família.
Então foi dado o primeiro passo, ligamos o computador e através de um site de compras na internet , compramos o primeiro pulverizador costal. Deu aquele frio na barriga, e a noite se tornou mais longa com os pensamentos de como seria o primeiro dia de funcionamento e quem seria o nosso primeiro cliente, e se este iria gostar do trabalho e quanto cobraríamos, UFA!!!! A noite foi longa, mas apenas por causa de pensamentos positivos e da vontade de crescer como ser humano e como profissionais.
Tal acontecimento estava indo na conta-mão de minha profissão, como já tinha dito, a Charlene é bióloga e claro está dentro de uma de suas atividades, mas eu Daniel, bacharel em direito, o que teria em comum com tal atividade. Nada!!! Mas por que não apostar em um novo caminho, quem sabe naquela noite de verão DEUS NOSSO SENHOR não nos trouxe a luz, o pensamento em abrir uma empresa de dedetização, então abracei a ideia com todas a minhas forças, tendo o apoio irrestrito de meus pais e sogros.
Mas, não tínhamos conhecimentos técnicos acerca do colossal projeto, tínhamos a vontade, há!! Não tínhamos dinheiro também. Mas quem hoje em dia, que abre um pequeno negócio tem dinheiro?? Quem???
Por uma fatalidade da vida, a Charlene conhecia uma pessoa especial chamada Beatriz que é Engenheira Agrônoma de uma empresa do Rio de Janeiro, que a priori nos orientou e nos ajudou no inicio da empreitada, eu Daniel fiz alguns cursos através desta empresa, e convivendo neste novo ambiente tivemos a informação sobre a associação brasileira de controladores de pragas, a ABCVP, que é uma associação nova mas com grandes pensamentos e grandes pessoas que ali a compõem.
Então vimos que haviam diversos cursos nesta área, e não perdemos tempo, eu Daniel fiz a inscrição para o meu primeiro curso de controlador de pragas módulo I e tantos outros que fiz, e não foram poucos, não foi fácil, não foi barato, mas foi revigorante, tive que acordar por diversas vezes às 2 horas da madrugada, para pegar condução para o Rio de Janeiro, muitas vezes chegava à noite ainda, e ficava sentado na rodoviária esperando o dia clarear. Pegava a condução para a ABCVP, e geralmente os cursos duravam todo o dia, o que era ótimo, aprendi com mestres na área de biologia, especialistas em aranha, em escorpião, baratas, pombos, ratos e tantas outras áreas que envolvem insetos, eram cursos de dois dias, tinha sempre que voltar para Paraíba do sul ao final do dia e retornar ao Rio de Janeiro no dia seguinte, ou seja, saía ás 2 da madrugada e retornava às 23:30 hs para casa e no outro dia tudo novamente.
Mas, vocês acham que foi estressante? É meus amigos!! não foi, foi revigorante, pois aprendia o ofício de como dedetizar, e principalmente utilizando técnicas avançadas no conhecimento dos insetos, aprendi com professores e professoras com alto conhecimento na área, pessoas que haviam estudado a vida toda e que agora estavam passando para frente o que sabiam.
Agora com o conhecimento na área, começamos uma nova empreitada, qual seja, como abrir a empresa, onde abrir a empresa e com que verba abrir a empresa. Hehehe, perguntas que foram respondidas ao longo dos meses que se passaram.
Primeiro, como abrir? Procuramos o órgão do governo o INEA e por este órgão tivemos acesso as diretrizes e normas para abrir a empresa, como deveria ser a empresa e tudo que iríamos precisar para conseguir o CERTIFICADO, o almejado Registro.
Meu DEUS, só ELE para nos dar forças, pois as regras do INEA são rigorosas, já que este órgão preza pela natureza, e não se pode abrir uma empresa de qualquer jeito, tem que abrir respeitando todo o meio ambiente.
Segundo: onde abrir a empresa? este foi um pouco mais fácil, depois de alguns dias de procura que no inicio foi em vão, chegou aqueles que sempre me apoiaram na vida, não só hoje mas sempre, o meu pai Paulo e minha amada mãe Neuza que me fizeram a proposta de dar uma residência que eles têm no bairro Brocotó, pois, convenhamos, caiu como uma luva. A casa fica a beira da rua, em um local onde é autorizado abrir uma empresa deste porte, já que fica longe dos rios e afluentes, de igrejas e hospitais, de escolas e creches, pois, somente pode ser aberta uma empresa de dedetização nestas condições.
ALEGRIA, ALEGRIA, mas um passo foi dado, e já tínhamos duas das três perguntas respondidas e agora o mais fatal, com que verba abrir? PRIMEIRO veio a minha saudosa e eterna mãezinha e madrinha que hoje mora com DEUS, a minha tia Nélia que me deu, e não emprestou na época o dinheiro para construir toda a empresa, como escritório, laboratório, deposito e vestiário, além da ajuda em comprar móveis para compor a empresa, além, é claro os meus sogros que dentro de suas possibilidades nos deram dinheiro para comprarmos equipamentos e produtos.
Ô DEUS, em toda sua magnitude, que nos deu todas as forças para transpor os obstáculos desta empreitada, nos deu paz e mostrou o caminho que tínhamos que trilhar, trouxe pessoas abençoadas por TI, que nos ajudou no momento que precisávamos, ou seja, nos deu a SUA benção diante desses longos dois anos, é meus amigos e amigas, tudo que conto aqui até neste momento aconteceram em longos dois anos.
Há!!!! No caminhar desta jornada recebemos uma verba extra, um presente dos meus pais que amo de todo o coração, nos deu dinheiro para terminar de comprar equipamentos e produtos, e tudo isso meus amigos, todas essas pessoas que até aqui citei foram fundamentais para o alicerçamento desta empresa que hoje é pequena em sua estrutura física, mas é ENORME em vontade, alegria, amigos e família.
E então em março de 2013, recebemos o nosso certificado do INEA, registro esse fundamental para emitir documentos idôneos no mercado e trabalhar de forma correta, respeitando acima de tudo a natureza.
E para agradecer a DEUS e a NOSSA SENHORA DA APARECIDA, o nosso primeiro cliente tinha que ser a IGREJA DE NOSSA SENHORA DA APARECIDA, pois através DELA, intercedeu com DEUS para que nosso sonho pudesse ser realizado, e quando fizemos a dedetização em sua casa, começou aparecer clientes e mais clientes, que hoje posso dizer de todo coração, se tornaram amigos, pessoas que confiam em nosso trabalho, e que não irei nunca decepcionar.
Agradeço a DEUS por nos dar forças, por nos mostrar os caminho correto, e, principalmente trazer pessoas que foram essenciais para a concretização deste sonho, que hoje se tornou realidade.
Tivemos ao longo destes meses quase 90% de alegria, foram muitas barreiras, mas que foram superadas, e o que vale hoje é somente a vitória, é claro que as derrotas são importantes, pois nos ensinam a aprender com os erros e acertar na frente, humildade para nossa família e nossa empresa está sempre em primeiro lugar.
Termino esta resenha agradecendo a todos que nos cercam, em especial a DEUS, aos meus pais e meus sogros, irmãos,. Amigos e minha saudosa madrinha, que sempre farão parte desta empresa infinitamente,apenas posso dizer: Obrigado.
CERTIFICADOS DELTIZA DELMONTE DEDETIZAÇÃO