Mas afinal, o que são cupins?
Os cupins são insetos que se alimentam de celulose, como madeira e papel. Existem inúmeras espécies deles no mundo inteiro, mas em geral são divididos em dois grupos:
Cupins de madeira seca – São os que vivem dentro de madeiras que não recebem umidade de parte alguma: móveis, estantes, quadros. Eles não costumam sair de dentro da madeira, pois se alimentam dela, por isso é mais difícil que a infestação contida em um determinado móvel passe para outro, a menos que estejam muito próximos. Mas é precisa tomar muito cuidado com eles, pois justamente pelo fato de não saírem (não gostam de luz), conseguem facilmente danificar um móvel inteiro por dentro, antes que seja perceptível externamente.
Cupins subterrâneos – Como o próprio nome sugere, os cupins subterrâneos fazem seus ninhos no solo, mas não apenas lá, também atacam paredes e qualquer outro espaço estrutural, inclusive lajes e árvores. Ao contrário dos cupins de madeira seca, os subterrâneos gostam de umidade e não se “aprisionam” num único local, eles saem em busca de alimento. Eles se reproduzem mais rapidamente do que o outro tipo, e também conseguem causar grandes danos a uma estrutura antes que as pessoas percebam.
Nem todas as espécies de cupins causam danos aos seres humanos, algumas delas vivem em lugares desertos, e pelo menos no Brasil, apenas um percentual mínimo das espécies é que viram pragas, causando a destruição nos nossos móveis e casas.
1. Instale telas de proteção nas janelas de sua casa para evitar que os insetos entrem. No período de reprodução os cupins voam em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. Também é comum que nos dias de chuva, não apenas os cupins, mas muitos outros insetos fiquem agitados e voando. Se encontrarem brechas, logo entrarão.
2. Procure usar madeiras tratadas ou naturalmente resistentes como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira, entre outras.
3. Use tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar as brechas que possam servir de entrada para os cupins.
4. Inspecione seus móveis, portas e janelas de madeira periodicamente e note se há algum sinal de presença de cupins. Lembre-se que eles podem ser muito sutis. É preciso ter bastante atenção.
5. Evite guardar livros em estantes de madeira, opte pelas de metal, pois os cupins poderão se alojar entre o amontoado de livros sem que você perceba, e danificar ambos: estante e livros.
6. Não acumule caixotes, nem outros objetos de madeira na sua casa, principalmente em lugares úmidos. Livre-se deles. É importante saber que árvores e raízes de árvores cortadas também podem servir de alimento e moradia para os cupins.
7. Contrate uma empresa especializada para detetizar a sua casa. Em geral, esses procedimentos são eficazes não só no combate, mas principalmente na prevenção dos cupins por um bom período.
O cupim já apareceu por aqui, e agora?
O melhor mesmo é prevenir do que remediar, mas se isso já não é mais possível, vamos à solução…
Em primeiro lugar, a coisa certa a se fazer neste momento é contratar uma empresa especializada nisso. Eles irão proceder da seguinte maneira:
Remover a madeira – Nos caso de cupins de madeira seca (que não saem de dentro do móvel), a parte do móvel infestado deverá ser removida e substituída por um pedaço de madeira tratada.
Tratar a madeira – Quando o caso é menos agressivo, é possível tratar a madeira injetando cupinicida nos furos causados pelos cupins. Também é possível matar os cupins através do calor excessivo (66 graus) por um perído de aproximadamente 1:30h, ou pelo frio de aproximadamente 10 graus negativos.
Fonte: http://nadafragil.com.br/cupim-veja-como-proteger-seus-moveis-dessa-praga/