Sanitização

Processo de higienização e eliminação de agentes causadores de infecções, alergias, patógenos que causam bronquite, asma, renite dentre outros desconfortos provenientes de fungos ou mofos. A Sanitização (Desinfecção) do ambiente é importante para eliminar agentes causadores de infecções, alergias e outros patógenos que causam bronquite, asma, renite, dentre outros desconfortos provocados por fungos, ácaros e bactérias.
Corona Vírus (COVID-19)
Especificamente contra o atual Corona Vírus (COVID-19), a ação é eficaz na eliminação e precisa ser complementada com a limpeza e desinfecção de áreas de manuseio constante, como maçanetas, puxadores de armários e eletrodomésticos etc. Contudo, é vital ressaltar que a ação desinfetante só acontece no momento da aplicação, ou seja, terminado o processo e depois das superfícies estarem secas, o trânsito de pessoas contaminadas já pode provocar a nova contaminação do ambiente.

Quando o ambiente deve ser sanitizado?
A sanitização finaliza o procedimento de higienização e irá assegurar a qualidade microbiológica das superfícies, e esta deverá ser realizada, sempre que possível, logo antes do uso do equipamentos, já que após as etapas de limpeza, os micro-organismos sobreviventes poderão se multiplicar.
A periodicidade depende especialmente do local e do produto utilizado. Por exemplo, escritórios e academias possuem potencial de contaminação inferior a fábricas de alimentos e cozinhas hospitalares.
Dessa maneira, há necessidade de seguir protocolos específicos para cada tipo de ambiente.
Quais ambientes podem ser sanitizados?
Quando pensamos em sanitização é comum imaginarmos fábricas de alimentos, farmácias e espaços de atendimento à saúde.
No entanto, qualquer ambiente pode beneficiado pela sanitização. Até mesmo residências, escritórios e veículos de transporte de passageiros. Sobretudo, em ambientes onde ocorre grande circulação de pessoas.